Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 26 de outubro de 2016 00h00


REPASSES EM ATRASO

Lideranças do Nortão cobram repasse para saúde pública

RAPHAELLA PADILHA / ASSESSORIA DE GABINETE



Os atrasos no repasse do governo de Mato Grosso às unidades de saúde pública localizadas na região norte foi tema de uma reunião ocorrida na tarde de ontem,  entre o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva,  o prefeito de Terra Nova do Norte,  Milton Toniazzo (DEM) e o vereador eleito de Peixoto de Azevedo Nilmar Miranda (DEM), o Paulistinha. A conversa foi mediada pelo líder do governo, deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco.  

De acordo com Milton Toniazzo, o último repasse feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ao Hospital Municipal de Terra Nova do Norte ocorreu no mês de junho, desde então todo atendimento oferecido na unidade, que atende média e baixa complexidade, tem sido subsidiado pela prefeitura, que está com um défict de orçamento e teme ser enquadrada pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Entendo que o Brasil e Mato Grosso passam por uma crise sem precedentes, mas preciso da  contrapartida do Estado para manter nossa unidade de saúde funcionando, o que é prioridade absoluta da nossa administração.  Minha maior preocupação é ser enquadrado na LRF, entrego a prefeitura em 31 de dezembro deste ano, e pretendo fazê-lo com todas as minhas contas em dia”, afirmou Toniazzo.

Em Peixoto de Azevedo, cidade que abriga um Hospital Regional, o atraso é um pouco maior, corresponde ao mês de março deste ano. De acordo com o secretário João Batista, a demora no repasse se deu devido ao fato de que o consórcio que administra a unidade apresentar problemas na prestação de contas.

O titular da SES afirmou que  na próxima semana  vai pagar boa parte dos débitos com os municípios, salientando que os repasses aos  Hospitais Regionais, onde são oferecidos atendimento de média e alta complexidade, serão priorizados pelo Estado, que quitará os débitos com a baixa complexidade e as unidades de atenção básica em um segundo momento.

“Saímos daqui com uma resposta concreta para a população de Peixoto de Azevedo e região, pois sabemos que existe um déficit orçamentário no estado que culminou com um atraso nos repasses, mas o nosso caso é específico, a demora está ligada a ineficiência da gestão do Hospital Regional. Só tenho a agradecer ao deputado Dilmar Dal’ Bosco, que mais um vez provou seu compromisso com aquela unidade de saúde, que no mês passado recebeu 30 novas camas fruto de suas emendas”, disse o vereador eleito. 


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838


Associadas


Imagens