Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 21 de maio de 2019 15h45


Inovação

Restaurante de Primavera do Leste recebe moção de aplausos por iniciativa sustentável

Investir em sustentabilidade é pensar em desenvolvimento, economia e avanços na preservação do meio ambiente.

VÂNIA NEVES / Gabinete do deputado Nininho



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Inaugurado há cerca de um ano, o restaurante Brasô Gril, de propriedade dos empresários André Gil do Amaral e Eduardo Gil do Amaral, é exemplo de empreendimento sustentável. Por esse motivo, o empreendimento recebeu do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, uma moção de aplausos, pela adesão ao sistema inovador de biodigestores integrados.

“O biodigestor reutiliza resíduos orgânicos gerando biogás e também um fertilizante líquido natural para as plantas, uma maneira inteligente e sustentável que reaproveita os resíduos orgânicos”, explicou Nininho.

Eduardo Gil ressalta que qualquer estabelecimento, a partir da elaboração de um projeto, pode ter um biodigestor.

“Sou criado na roça e sempre tive uma preocupação com o meio ambiente, e quando começamos o projeto arquitetônico do nosso restaurante, o primeiro desafio foi manter uma árvore imponente e tradicional da região, mais conhecida como guapuruvu, o segundo desafio foi a implantação do sistema de biodigestores, e posso afirmar, é um sistema viável financeiramente e possível para quem quiser investir”, ressaltou Eduardo Gil.

O empresário explica que, com três quilos de resíduos orgânicos por dia, é possível gerar até três horas de consumo de gás. “Entre os benefícios, além da reciclagem e a economia de energia, estão os impactos na saúde, com a redução do uso de carvão e o emprego em sistemas de saneamento básico”, esclareceu Eduardo.

Com a implantação deste equipamento, o Brasô Grill deixará de gerar mais de seis toneladas de lixo por ano, o que possibilita de 15h a 18h de biogás por dia. Outro grande diferencial do home biogás, como também é conhecido, é que qualquer tipo de detrito orgânico, incluindo óleos e frituras, e não só legumes, vegetais e frutas in natura pode ser reaproveitado, é preciso apenas manter a umidade para garantir a atividade biológica.


Gabinete do deputado Nininho

Telefone: (65) 3313-6320