Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 23 de abril de 2019 12h27


SERVIÇO PÚBLICO

Servidores da Empaer se reúnem com deputados para discutir futuro da entidade

Reforma administrativa do Poder Executivo estuda a extinção da entidade e de mais cinco autarquias.

ERICKSEN VITAL / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: DANIEL MENEGUINI / ASSESSORIA DE GABINETE

O deputado estadual Dr. João José (MDB) e o líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), receberam nesta terça-feira (23) o diretor presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, o sindicalista Gilmar Brunetto, o Gauchinho, e diversos servidores públicos para discutir o futuro da autarquia, que vive a iminência de fechar as portas. 

“Estamos trabalhando de forma transparente e objetiva para encontrarmos soluções para salvarmos a Empaer, e assim fortalecer a assistência técnica prestada aos pequenos agricultores”, afirmou o deputado Dr. João. 

A possibilidade de fechamento da Empaer tem se tornado eminente. A situação tem gerado uma grande preocupação por parte dos servidores. Pelo planejamento da reforma administrativa do Poder Executivo, a Empaer é uma das seis autarquias que podem ser extintas visando à otimização da máquina pública. 

“O governador Mauro Mendes manifestou esta possibilidade no início da sua gestão, mas ele demostrou uma grande sensibilidade ao estar aberto e disposto a ouvir uma solução para o futuro do órgão. E nós, deputados, estamos trabalhando em conjunto com a Empaer para encontrarmos a melhor maneira para solucionar esta questão”, afirmou o deputado Dilmar Dal’Bosco. 

Durante o encontro, o atual presidente da Empaer afirmou que recebeu do governador a missão de apresentar uma solução para a autarquia. "Estamos trabalhando nesta solução e buscando apoio político dos deputados que têm manifestado apoio a nossa causa", disse durante a reunião. A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa tem se manifestado a favor da manutenção do funcionamento da Empaer, por sua importância histórica. 

História - Em Mato Grosso, o serviço de extensão rural foi constituído oficialmente em 15 de setembro de 1964. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) foi criada em 1992, através da fusão entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MT), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri).

Hoje a Empaer é uma empresa pública do estado, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), que trabalha ao lado dos agricultores familiares, incentivando boas práticas rurais e difundindo novas tecnologias para gerar e garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental da família rural.


Gabinete do deputado Dr. João de Matos