Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de março de 2020 10h37


SAÚDE

ALMT fará audiência pública para discutir doações de órgãos em MT

Proposta é do deputado Dr. João. O objetivo é conscientizar a população sobre o assunto e aumentar o número de doações

MICHELLE DAS NEVES MOURA / Gabinete do deputado Dr. João de Matos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) participou, na tarde de quarta-feira (4), da primeira reunião extraordinária de 2020 da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na oportunidade, o parlamentar destacou a importância da conscientização da população para a doação de órgãos e propôs a realização de uma audiência pública sobre o assunto. O objetivo é fazer com que aumente o número de doadores de órgãos.

Segundo o deputado, para que isso aconteça, é preciso um trabalho contínuo em parceria entre estado e a sociedade. “Devemos sensibilizar o cidadão e explicar que, após detectada a morte encefálica, isto é, quando o cérebro morre e o coração ainda está batendo, significa a morte do paciente. Não resta outra alternativa. Os parentes desta pessoa que morreu, diante da triste perda, precisam ter a percepção de que, a partir do momento em que eles liberam os órgãos do seu ente querido, salvam a vida de várias pessoas”, explicou o Dr. João.

O parlamentar exerceu a medicina por mais de 40 anos e, como nefrologista, uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins, realizou junto com uma equipe médica especializada, mais de 200 transplantes só na década de 90, salvando muitas vidas. Por isso, como deputado, ele faz questão de lutar pela conscientização das pessoas para doação de órgãos.

Para superar as dificuldades, o deputado Dr. João acredita que, além de aumentar o número de doadores, é preciso melhorar estruturas de captação e condições de transplantes.  Além disso, aponta que a comunicação é a melhor forma de conscientização e, consequentemente, crescimento de doações. 

A data da audiência pública ainda será definida e divulgada para que seja realizada a mobilização da sociedade e profissionais da área que participarão do evento.


Gabinete do deputado Dr. João de Matos