Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020 11h23


IMPOSTOS

Ulysses questiona Mauro Mendes sobre redução do ICMS nos combustíveis

O parlamentar questionou o governador acerca da diminuição do ICMS solicitado pelo presidente do Brasil

EDIANA TANARA DE OLIVEIRA / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Ulysses Moraes aproveitou a oportunidade da visita do governador Mauro Mendes à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã de quinta-feira (6), para perguntar qual seria a postura do gestor referindo-se à proposta feita pelo presidente Jair Bolsonaro aos chefes governamentais para zerar os Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis.

“Gostaria de saber se vossa excelência vai acatar o desafio proposto pelo presidente da República solicitando para que o ICMS sobre os combustíveis sejam zerados no estado”, argumentou o parlamentar.

Caso o estado faça a opção em zerar a cobrança da alíquota que hoje corresponde a 12,5%, o repasse de 2% ao governo federal também seria abolido. Mas Mauro deixou clara a impossibilidade de aceitação, já que o tributo representa 25% da arrecadação de Mato Grosso, reafirmando uma condução governamental taxativa.

Ulysses Moraes também disse ao governador que a reforma estruturante realizada em janeiro aumentou as taxas, prejudicando o setor produtivo.

“Outras reformas que vieram a esta casa encareceram os preços e aumentaram os tributos para todos os cidadãos, por esta razão, quero lhe fazer uma sugestão para que as propostas que são encaminhadas a esta Casa deixem de ser remetidas pela Sefaz [Secretaria de Estado de Fazenda] e passem a ser expedidas pela Secretaria de Planejamento. Pois precisamos de reformas administrativas ao invés de reformas tributárias, a não ser que venham para reduzir e aliviar o bolso do cidadão”, declarou Ulysses Moraes.

E presenteou Mauro Mendes com o livro do escritor e empresário Henry Maksoud, proprietário do Hotel Maksoud Plaza, que faz reflexões acerca do pretenso governamental, principalmente sobre o aumento contínuo de cargas tributárias.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes