Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 17 de julho de 2020 16h53


VÍRUS AVANÇA NAS ALDEIAS

Ulysses Moraes quer informações sobre medidas de contenção à Covid-19 entre os indígenas

​​​​​​​De acordo com o deputado, desde o agravamento dos casos em MT, os indígenas estão clamando por ajuda

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Ulysses Moraes apresentou um requerimento pedindo informações à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) sobre quais ações estão sendo tomadas para a contenção da propagação da Covid-19 entre os povos indígenas da região do Vale do Araguaia. O parlamentar quer saber como está a situação de infectados e o número de óbitos, além de como estão sendo aplicados os recursos destinados a esses povos.

“Mato Grosso é o novo epicentro da Covid-19 no país e existe um temor generalizado nas etnias. São nove terras indígenas situadas em 14 municípios do Vale do Araguaia, e por lá a doença avança nas aldeias contaminando e matando muitos índios. Precisamos de um bom plano de contenção e, mais que isso, precisamos saber como os recursos estão sendo aplicados”, disse Moraes.

Já são mais de 200 casos de infecção confirmados entre os indígenas e 36 óbitos, sendo a última vítima o cacique Domingos Mãhörõ, de 60 anos, que era aldeado na reserva Sangradouro/Volta Grande e que chefiou o Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso. E o avanço da pandemia entre a população indígena já ganha, inclusive, espaço no noticiário internacional.

“Desde o agravamento dos casos, os indígenas estão clamando por ajuda. Os xavantes, por exemplo, denunciam que, além da falta de vagas hospitalares para atendimento, não sobraram medicamentos para tratar casos de coronavírus nas Unidades de Pronto Atendimento [UPA] locais”, afirmou o deputado.

Vale destacar que, no final de março deste ano, foi autorizada, por decisão judicial, a pedido do Ministério Público Federal, a destinação de R$ 146.180,00 ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) – Xavante, com sede em Barra do Garças, para auxiliar no combate à Covid-19.

“Por isso, queremos saber como está a situação por lá e, com esses recursos, o que foi adquirido. Além disso, quais ações efetivas estão sendo tomadas pela Sesai e DSEI Xavante no sentido de dar concretude ao plano de contingência para os povos indígenas. Temos que ter mais informações, saber se faltam leitos, materiais hospitalares, insumos, medicamentos e qual é o número de casos até o momento”, finalizou o deputado.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes