Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de abril de 2019 10h56


EXPORTAÇÃO

Valmir Moretto, prefeito e vereadores de Cáceres se reúnem com governador para discutir ZPE

Ficou decidido que o Estado aguardará o nome das empresas que estão dispostas a montar empreendimento na ZPE, para poder dar ordem de serviço.

MAX AGUIAR / Gabinete do deputado Valmir Moretto



Foto: Christiano Antonucci / Secom

O deputado Valmir Moretto (PRB) intermediou na tarde de segunda-feira (15) uma reunião no Palácio Paiaguás com o governador Mauro Mendes (DEM), para tratar da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (distante 220 km de Cuiabá).  Estiveram presentes, o presidente da Federação das Industrias de Mato Grosso (Fiemt) Gustavo Oliveira, secretários, vereadores e o prefeito Francis Maris (PSDB).

Ficou decidido que o Estado aguardará o nome das empresas que estão dispostas a montar empreendimento na ZPE, para poder dar ordem de serviço. “Essa obra ficou parada por quase 40 anos. Muitos por aqui passaram e empurraram com a barriga. Agora vamos trabalhar com responsabilidade. Estamos corrigindo os projetos e quero que a Fiemt, a prefeitura e a Câmara de Cáceres me tragam um estudo de viabilidade e o nome das empresas que efetivaram querem se instalar dentro da ZPE da cidade”, disse o governador Mauro Mendes.

As ZPE’s são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via Oceano Pacífico. Outro assunto discutido foi a questão da liberação do Rio Paraguai para servir de hidrovia.

“É necessária que a Hidrovia Paraguai-Corumbá (MS) seja liberado junto com a ZPE, pois por água o transporte é mais barato e até mais seguro. Precisamos investir em Cáceres e por isso trouxemos essa pauta para o governador despachar junto a seu secretariado e prefeitura de Cáceres”, afirmou o deputado Valmir Moretto.

A ZPE de Cáceres deve atrair investimentos de diversos segmentos para Mato Grosso. A primeira fase das obras tem valor inicial previsto de R$ 16 milhões, montante já garantido pelo Governo Estadual. A área total é de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos. O projeto total da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres está orçado em R$ 60 milhões.

O prefeito Francis Maris agradeceu a intermediação do parlamentar na reunião e confirmou que os projetos serão apresentados e nome das empresas serão entregues ao governador em breve. “Nós temos uma grande satisfação em participar de reuniões assim, pois temos uma certeza que dessa vez não seremos deixados para trás. Vamos readequar o projeto, vamos ajustar os nomes das empresas e entregar ao governador Mauro. A ZPE é do estado de Mato Grosso. Têm diversas oportunidade de exportação, tudo passando por Cáceres. Tudo isso se faz necessário e por isso vamos dar celeridade nos projetos e passar tudo ao governo”, comentou o prefeito Maris.

Quanto ao aeroporto de Cáceres, o prefeito concluiu dizendo que é necessário uma reforma para deixa-lo pronto para receber aviões cargueiros, pois diversas industrias que irão se instalar na ZPE terão a oportunidade ainda de receber e exportar seus produtos via aérea. “Queremos deixar o aeroporto para que o Exército possa fazer uma base e tocar a administração. Vamos sentar e conversar com a Sinfra e passar esse projeto. Além de hidrovia, aeroporto também é peça necessária para a conclusão da ZPE”, finalizou o prefeito.

 


Gabinete do deputado Valmir Moretto