Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 26 de agosto de 2021 11h06


RECONHECIMENTO

Dal Molin é homenageado pelo Ciopaer

Deputado recebeu o diploma “Amigos do Ciopaer” junto com outras 81 personalidades.

MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin



Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

“A implantação da base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em Sorriso representa um marco no combate à criminalidade em toda região norte de Mato Grosso”, avaliou o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), durante a solenidade de entrega do diploma “Amigos do Ciopaer”, realizada nesta quarta-feira (25), no Aeroporto Regional Adonilo Bedin, em Sorriso.

O parlamentar foi uma das 82 personalidades agraciadas com a honraria que tem por objetivo, reconhecer os relevantes serviços prestados a unidade de segurança pública composta por membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil e da Polícia Militar.

“Na verdade, os trabalhos para implantação da base do Ciopaer em Sorriso remontam a um longo período antes mesmo de sua inauguração. Essas pessoas ombrearam esforços juntamente conosco e, portanto, nada mais justo que sejam homenageadas por nossa equipe”, disse o gerente do Ciopaer em Sorriso, tenente-coronel Flávio Ramalho.

“O Ciopaer desenvolve um trabalho de excelência seja por meio do policiamento ostensivo, resgate aéreo ou, ainda, pelos projetos sociais voltados para estudantes da rede pública de ensino. Diante disto, sinto-me na obrigação de contribuir efetivamente para a melhoria e, se possível com a expansão do serviço para outras regiões do estado”, afirma Xuxu Dal Molin.

 Em 2017, quando exercia a função de deputado federal, o parlamentar mato-grossense esteve à frente das tratativas para que o município de Sorriso fosse contemplado com a vinda da base aérea.

 Homenagem póstuma - A solenidade também foi marcada por uma homenagem ao pioneiro da aviação agrícola Pedro Paulo Formehl, falecido em 2017, em um acidente aéreo no estado do Pará O piloto eternizou seu nome ao empresta-lo para o hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas de Sorriso.

 Ciopaer - As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo governo do estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.

 Desde sua implantação, o Ciopaer tem auxiliado as demais forças de segurança em todo estado. Em consonância com o patrulhamento ostensivo em áreas urbanas e rurais, o grupamento especializado também atua no combate à incêndios florestais, ocorrências de salvamentos e resgates de vítimas de acidentes em estado grave.

Uma dessas intervenções ocorreu em maio de 2020, quando dois trabalhadores (irmãos) foram soterrados em silo de soja numa propriedade rural do município de Nova Maringá. A agilidade dos membros do Ciopaer foi crucial para ambos fossem resgatados com vida.

Além da cidade de Sorriso, as atividades do Ciopaer contemplam os municípios de Santa Carmem, Itaúba, Colíder, Marcelândia, União do Sul, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Porto dos Gaúchos, Juara, Brasnorte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tabaporã, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal.

 Entre os projetos sociais desenvolvidos pelo Ciopaer estão: a campanha “Amigos do Sangue”, responsável por mobilizar 400 doadores no Hemocentro de Sorriso, e o “Águias do Amanhã” que em 2019 atendeu 2.237 estudantes de 18 instituições de ensino localizadas nos municípios de abrangência da base. 


Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin