Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 4 de junho de 2019 14h42


DESENVOLVIMENTO

Deputado participa de reunião com cacique Raoni no Palácio Paiaguás

Lideranças indígenas discutiram as necessidades da região do Parque Nacional do Xingu com o governador e deputados

STEPHANIE ROMERO FRANCISCO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: STEPHANIE ROMERO / Assessoria de Gabinete

Em encontro no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na segunda-feira (03), o deputado estadual Faissal Calil (PV) se reuniu com o governador Mauro Mendes e o cacique Raoni, uma das maiores lideranças do mundo, em relação à defesa dos povos indígenas.

Na pauta, o povo caiapó pediu a construção de uma escola, hospital, pavimentação da MT-322, conserto da balsa e outras ações em prol da infraestrutura na região do Parque Nacional do Xingu.

Para o parlamentar , “o problema dos povos indígenas, na verdade coincide com o da população branca. Em relação à educação, eles precisam de escolas, mais salas de aula, internet , laboratório de informática e  quadra de esportes. Na saúde, a necessidade é de pelo menos um PSF. A reivindicação também é para melhorias na infraestrutura,  eles querem a construção de uma estrada que ligue Peixoto de Azevedo até  São José do Xingu para a interação dos povos”.

O prefeito de São José do Xingu, Vanderley Soares, participou da reunião e salienta a necessidade de atender a demanda da comunidade indígena que deve beneficiar todos os municípios da região.

O governador Mauro Mendes destacou que “durante a reunião foi pontuada a situação do Estado, contudo, deixamos claro que tudo que pudermos fazer para ajudar os povos indígenas, nós iremos fazer. Nosso objetivo é trabalhar para construir um ambiente nesse Estado que seja bom para todos”, destacou Mendes.

A área do parque, que conta com mais de 27 000 quilômetros quadrados (aproximadamente 2 800.000 hectares, (área quase igual á area do estado de Alagoas) incluindo as terras indígenas Batovi e Wawi), está situado ao norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.


Gabinete do deputado Faissal