Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de junho de 2020 11h15


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Faissal apresenta projeto que cria Programa Emergencial de “Drive Thru” para Covid-19

Durante sessão na ALMT,  o parlamentar pediu providências  ao governador Mauro  Mendes e ao  secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, sobre a instalação do serviço em Cuiabá

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Faissal  Calil (PV)  apresentou, na  sessão plenária de quarta-feira (10), projeto de lei que cria Programa Emergencial  de Testagem  para a Covid-19 em modalidade  "drive thru", ou seja, tipo de serviço que permite ao cidadão receber o  atendimento   para o exame  sem sair do seu veículo.

A proposta objetiva reduzir aglomerações de pessoas  por longo período de tempo, as quais  podem prejudicar  não só as pessoas em grupos de riscos diante da pandemia, mas também  a população  no geral. 

"Infelizmente,  as unidade de saúde do  Estado de Mato Grosso, bem como grande parte do Brasil, não podem atender grande quantidade  de pessoas  de forma  plena, rápida e ao mesmo tempo, evitando  grandes e constantes aglomerações", justificou o parlamentar. 

Segundo Faissal, entre as medidas  da matéria  para  a criação do Programa, que disponibiliza as estrutura do Governo de Mato Grosso para realizar  testagem e diagnóstico de Covid-19, atenderá  idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção ,crianças  com até 6 anos de idade,  gestantes  e mulheres  até 45 anos  após o parto,  profissionais da segurança  e da saúde, além de outras.

Na mesma sessão,  também,  o  deputado estadual  apresentou uma indicação que dispõe a instalação do serviço de drive thru no município de Cuiabá, destacando providências  necessárias ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de  Saúde, Gilberto Figueiredo.

“Nós sabemos que essa doença vem se alastrando muito rápida e a nossa população está sofrendo muito.  Quando o cidadão vai procurar uma das  UPAs não tem teste da Covi-19, não tem medicação.  Temos que parar essa hipocrisia.  Ontem, falamos com gestores municipais  de unidades de saúde, que estão fazendo testagem precoces,  consequentemente,  já entram com a medicação de imediata aos pacientes.  Também, não podemos deixar a população necessitar de UTis.  O tratamento médico deve  ser imediato para o cidadão”,  discursou   Faissal, ao comentar sobre a visita no Hospital Santa Casa de Mato Grosso, na manhã da última terça-feira (9), quando participou  com os membros parlamentares da Comissão de Saúde da Casa de Leis.


Gabinete do deputado Faissal