Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de julho de 2019 18h09


DECISÃO JUDICIAL

Thiago Silva quer união para resolver situação do Jarudore

Deputado demonstrou preocupação com resultado da ação do Ministério Público Federal

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Deputado defende ação do Estado para indenizar famílias prejudicadas

Foto: Ronaldo Mazza

O deputado Thiago Silva (MDB) demonstrou preocupação com a decisão judicial favorável ao Ministério Público Federal e Funai para a reintegração de posse aos índios da etnia Bororo, na região do distrito de Jarudore, de uma área total de 4.706 hectares. 

De acordo com a sentença, em prazo máximo de 90 dias, as centenas de famílias que têm propriedades na localidade  devem desocupar a área.  O parlamentar explicou que a preocupação é com as famílias que, em muitos casos, estão há mais de 50 anos no local.

“Tem muita gente lá que sobrevive da agricultura familiar que não tem outra fonte de renda, o vereador Geovane de Poxoréu fez esse alerta para a gente”,  disse o deputado. 

Jarudore é distrito de Poxoréu e na área vive famílias, pequenos produtores e um grupo de pessoas ligadas à produção de gado de corte e leite. Thiago Silva defendeu uma ação junto ao governo para que, caso a decisão seja mantida, haja uma compensação para as áreas. “Digo isso para que essas famílias não sejam prejudicadas”, destacou o parlamentar.

Ele ainda disse que está acompanhando de perto da situação e também estuda uma ação conjunta com demais parlamentares para evitar que o local viva uma situação de calamidade.


Gabinete do deputado Silvio Fávero