Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 28 de maio de 2019 14h32


INCENTIVO

Programa Árvore do Saber quer fomentar a leitura em Mato Grosso

O projeto também prevê que o governo do estado promoverá a renovação do acervo e a revitalização das bibliotecas públicas escolares e comunitárias

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Aumentar o público leitor entre os mato-grossenses é uma das metas do deputado estadual Thiago Silva (MDB).  Para isso, o parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa o programa Árvore do Saber. 

A proposta, que tramita como Projeto de Lei 537/2019, tem como diretrizes: o estímulo à difusão da leitura e a formação de uma sociedade leitora; o incentivo à produção literária e editorial, aprimorar o exercício da interpretação e da reflexão crítica e criativa e a preservação da cultura e da memória do município, do estado e do país.

Para isso, o governo do estado deverá democratizar, dinamizar e promover o acesso ao livro e à leitura; estimular a utilização do livro como instrumento de informação, pesquisa, entretenimento e formação de crianças, jovens, adultos e idosos; incentivar o hábito da leitura de maneira lúdica com o auxílio de mobiliários e objetos especialmente desenvolvidos para associar os livros aos brinquedos e a comemoração do Dia das Crianças, através da implantação e disponibilidade de brinquedotecas;  realizar e apoiar eventos de toda natureza para difundir o livro, estimular a leitura e incentivar a produção literária e editorial; instalar novas bibliotecas públicas no estado, implementando parcerias com entes públicos e a iniciativa privada.

Além disso, o Executivo deve ainda apoiar as instituições de qualquer natureza que defendam a difusão do livro, da leitura e da produção literária e editorial; transformar o estado de Mato Grosso em referência regional quanto à política de formação de uma sociedade leitora;  desenvolver programas de estímulo à leitura através das Secretarias de Cultura e de Educação e dos programas sociais e educacionais do governo e  garantir o acesso à leitura aos alunos com deficiência visual.

Ainda estão dentro das diretrizes do projeto: estimular e fomentar a circulação de livros de autores de Mato Grosso, instituir o Prêmio Estadual de Estimulo à Leitura para a escola que implementar o melhor programa de incentivo a leitura e instituir a Medalha Monteiro Lobato, a ser outorgada para os alunos da rede de ensino público e privada que se destacaram.

O projeto também prevê que o governo do estado promoverá a renovação do acervo e a revitalização das bibliotecas públicas escolares e comunitárias estaduais, e ainda criar a Biblioteca Volante, cujo objetivo é levar os livros aos estudantes e da população em geral em locais não atendidos pela rede de bibliotecas do Estado de Mato Grosso e dos municípios.

Pela proposta, secretarias estaduais de Cultura e de Educação organizarão, anualmente, concursos literários de contos, romance, teatro e poesia para escritores em geral e, particularmente, para os estudantes da rede de ensino público e privado, com premiação para estimular a produção literária, podendo para tanto firmar convênios com entidades interessadas.

Também está prevista a Feira do Livro, evento cultural que terá sua localização preferencialmente nas praças e ou feiras públicas dos municípios.

Thiago Silva ainda lembrou que, no período em que foi vereador em Rondonópolis, apresentou projeto semelhante no município. “O projeto de lei tem como foco dar diretrizes ao Poder Executivo na instituição de política literária, ou seja, do incentivo à leitura, que é matéria de suma importância na formação do cidadão de bem”, destacou o parlamentar.


Gabinete do deputado Thiago Silva