Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 9 de maio de 2019 18h20


CORTES

Comissão de Educação vai acionar justiça para governo manter recursos nas universidades

Presidente do colegiado, deputado Thiago Silva pretende propor ação na Justiça para que os orçamentos do IFMT, UFR e UFMT sejam preservados

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: Marcos Lopes

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa deve acionar a Justiça Federal de Mato Grosso contra o corte de 30% das verbas para as universidades públicas, através da Procuradoria-Geral do Parlamento. 

O presidente da comissão, deputado Thiago Silva (MDB), destacou que a ideia é propor uma ação na Justiça para que os orçamentos do IFMT, UFR e UFMT sejam preservados e que não tenham prejuízos.

O parlamentar lembrou que a medida foi incentivada pela presidente da Assembleia, Janaina Riva (MDB), que também demonstrou preocupação com a situação. “Vamos além dessa questão na Justiça Federal e acionar também a nossa bancada federal para que saia em defesa das instituições federais de ensino que funcionam em nosso estado”, disse o deputado.

Thiago defendeu ainda que o corte no ensino superior seria uma decisão equivocada do governo federal. Ele analisa que o certo não seria tirar recursos e sim investir mais tanto na formação como em pesquisa.

Ele argumentou que mais de 90% da produção científica do país sai das universidades públicas. O parlamentar sustentou ainda que a escola pública de ensino superior tem feito também um papel social e lembrou que 2/3 dos alunos são das classes D e E. “Não podemos deixar isso acontecer, a educação é importante ferramenta de transformação social do nosso país”, disse.

Na Assembleia foi criada uma frente em prol das escolas técnicas e universidades públicas. A proposta da frente é do deputado Thiago Silva, que defende também o aumento do investimento na Unemat e a criação de novos campi em todo o estado.


Gabinete do deputado Thiago Silva