Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 06h44


EDUCAÇÃO

Obras da Escola Militar de Jaciara já estão em fase final

Audiência pública, no dia 9 de setembro, discutirá a metodologia que será implementada na unidade escolar.

SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) esteve, na última quinta-feira (22), em Jaciara para tratar de demandas para a região. Ele visitou a Escola Militar Tiradentes, que está com 95% das obras concluídas e atenderá cerca de 700 alunos.

Com essa fase final de construção, será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal, no dia 9 de setembro, às 14 horas, para esclarecer a metodologia do formato militar a ser aplicado na instituição e, de forma conjunta com a população, serem feitas as devidas definições com os interessados sobre o assunto.

“A população poderá se manifestar, dar suas sugestões”, esclareceu a secretária de Educação, Ana Paula Bueno.

Ela enfatizou que a expectativa é positiva por parte dos moradores da região, já que será uma escola regionalizada que atenderá todo o Vale de São Lourenço, beneficiando tanto Jaciara como, também, os municípios de São Pedro da Cipa e Juscimeira.

“É uma alegria sem medida terminarmos essa obra. Essa escola vai ser um benefício para a nossa comunidade. E nós podemos atender cada vez melhor a nossa população. O Vale de São Lourenço sai ganhando, vamos poder ajudar nossos vizinhos. Somos parceiros nestas políticas”, comemorou Ana Paula. 

Delegado Claudinei lembrou que a viabilização deste projeto envolveu também a participação do deputado estadual Max Russi (PSB). “Essa audiência pública é um importante passo para que esteja tudo bem definido entre as partes interessadas. Tive a oportunidade de morar por quase cinco anos na região do Vale de São Lourenço. Me sinto feliz em ver que essa escola militar está para ser concretizada, sendo algo tão almejado pela população. Além da educação, atendemos da melhor forma também demandas nas áreas de segurança e infraestrutura. Tenho carinho especial por essa cidade”, afirmou o parlamentar.

No mês de junho deste ano, os deputados estaduais Delegado Claudinei e Max Russi se reuniram com a secretária de Educação de Mato Grosso, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, que confirmou a implantação da Escola Militar Tiradentes no município de Jaciara, sendo que a instituição também contará com a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a prefeitura municipal.

Decreto – No início do ano, entrou em vigor o Decreto nº 9.665, de 2 de janeiro, que prevê o modelo cívico militar em escolas de todo o país. Essa lei, assinada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, permitirá que escolas estaduais e municipais possam aplicar modelos de educação já seguidos em colégios militares do Exército, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Bombeiro do Futuro - Com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros, Motti, foi apresentado ao deputado o projeto Bombeiro do Futuro, que atende cerca de 140 crianças no Vale de São Lourenço. “A gente aproveita que a prefeitura já é parceira do projeto que vem surtindo efeito para os nossos jovens. Hoje, a prefeitura mantém um projeto de flauta e violão, sem nenhum custo para o município. A nossa intenção é casar todas as ideias existentes e fazendo algo maior”, explicou a secretária de Educação.

De acordo com Motti, o projeto vem tendo uma boa aceitação. “Jaciara é o maior polo, com 45 crianças atendidas. No dia da inscrição do projeto, que iniciaria às 8 horas da manhã, às 4 horas da manhã já começaram formar filas. Era grande a procura. Estamos há três anos fazendo este projeto. Este projeto funciona com disciplina, hierarquia, algumas instruções de primeiros socorros, cidadania, depois parte para questão musical”, explicou o bombeiro militar. 

Ele conta que os envolvidos poderão ter a oportunidade, com o passar do tempo, de fazer parte de uma formatação de banda militar, para participar de formaturas, desfiles cívicos, tanto para Bombeiros, Polícia Militar e Exército brasileiro. “Nada nos impede, futuramente, de contar com uma orquestra sinfônica. Se for bem encaminhado, nós vamos evoluindo. De início, precisamos de apoio de parcerias, como a dos representantes do estado”, explicou Motti.

Delegado Claudinei se prontificou em agendar uma reunião com o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec Pinto Acosta, para apresentar o projeto social e educacional.

O prefeito Abduljabar Galvin Mohammad (PSDB) ficou agradecido com a presença do Delegado Claudinei na região. “O deputado, que já trabalhou aqui em Jaciara, tem um carinho muito grande com a nossa cidade. A gente agradece essa visita, tratamos de várias pautas”, salientou o gestor municipal.

Estiveram presentes os vereadores Antônio Zanin (Solidariedade), Charles Fernando de Souza (PSDB), o vereador e secretário de governo Cleiton Godoi (PV) e a secretária de Educação, Ana Paula Bueno.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358