Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 1 de abril de 2020 16h46


COVID-19

Claudinei faz indicações para assegurar atendimento de saúde em Rondonópolis

O parlamentar ressalta a urgência dos pedidos, tendo em vista o combate à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

Sandra Costa / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Com a possibilidade de colapso no setor de saúde pública em praticamente todo o Brasil, devido à pandemia da Covid-19, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou sete indicações na sessão ordinária online na manhã desta quarta-feira (1), todas para assegurar o atendimento na área de saúde em Rondonópolis, município polo da região Sul e Sudeste. O parlamentar ressalta a urgência dos pedidos, tendo em vista o combate ao novo coronavírus. 

Entre as indicações, o deputado pediu ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a construção de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e box/emergência, além de estações de trabalho de anestesias para os hospitais Regional de Rondonópolis “Elza Giovanella”. Além disso, fez em outra indicação o mesmo pedido para atender a Santa Casa de Rondonópolis. As obras seriam custeadas por parte do montante de R$ 30 milhões, economizados do duodécimo da Assembleia Legislativa e repassados ao governo.

“Também indicamos ao governo a necessidade de reforma e adequações do pavimento sexto da Santa Casa de Rondonópolis, que poderia abrigar mais 50 leitos. Fizemos também a indicação solicitando equipamento de diagnóstico avançado e de suporte a vida para essa unidade hospitalar, como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetro, macas elétricas, carrinho de anestesia, entre outros”, apontou o deputado. 

Essa indicação do deputado foi um pedido da direção da Santa Casa, que encaminhou um ofício ao gabinete do parlamentar e este também apresentou as informações e demandas na última segunda-feira (30), durante a reunião da Comissão de Saúde do Legislativo. “A direção ainda pede que o Governo mantenha atualizado o custeio das UTIs, que se encontra em atraso, no valor de R$1,4 milhão. E isso também pedimos ao Governo”, completou o Delegado Claudinei. 

Por fim, o deputado também solicitou, em outras duas indicações, o repasse de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais da saúde que atuam na Santa Casa de Rondonópolis e ao Hospital Regional de Rondonópolis. Claudinei já apresentou um requerimento junto ao Governo, pedindo informações sobre a falta desses EPIs nas unidades hospitalares. No último domingo (29) uma reportagem foi veiculada a nível nacional mostrando que em um hospital de Rondonópolis havia falta de álcool em gel, papel toalha e até mesmo sabão para lavar as mãos. Lembrando que, no município três casos da Covid-19 já foram confirmados e outros são investigados.


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358