Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de julho de 2019 16h00


INDICAÇÃO

Programa Municipal de Equoterapia pode ser implantado em Cáceres

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Karen Malagoli

A opção de tratamento alternativo, como opção terapêutica, denominado equoterapia, para ajudar pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida, poderá ser implementado no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá). A Indicação n° 3045/19 foi apresentada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na última quinta-feira (11).  A proposta tem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Os exercícios realizados com o cavalo alteram a resposta do sistema nervoso central e permitem melhora na postura e na percepção do movimento.

Conforme a justificativa, equoterapia é uma terapia com cavalos que contribui para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, ortopédicos, posturais, comprometimentos mentais e sociais ou com dificuldade de concentração.

Os principais benefícios são o desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora da postura e do equilíbrio; aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar; melhora o tônus muscular; permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.

Barra do Garças - Outra indicação (n° 2844/19) do parlamentar será encaminhada ao governo do estado, com cópia ao secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, acerca da necessidade de viabilizar recursos restruturação adequação e ampliação da feira de Barra do Garças (distante 521 km de Cuiabá).

Chapada dos Guimarães - Para o Distrito de Água Fria, localizado no município de Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), o deputado apresentou a indicação n° 3043/19 propondo a necessidade de recursos financeiros para aquisição de uma ambulância. O pedido foi solicitado pelo presidente municipal do Partido Progressista, Eduardo Neves.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726