Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de abril de 2020 17h00


CORONAVÍRUS

Paulo Araújo defende horários diferenciados para instituições públicas estaduais de MT

O projeto de lei apresentado visa reforçar os cuidados contra a proliferação da covid-19

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Focado na prevenção e com intuito de atenuar a disseminação do coranavírus em Mato Grosso, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou durante sessão remota ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (1), Projeto de Lei n° 261/20  que reforça os cuidados contra a proliferação da doença.  A proposta apresentada determina que haja horários diferenciados de funcionamento das instituições públicas estaduais de Mato Grosso, como forma de evitar a aglomeração de pessoas e disseminação da covid-19.

“Essa proposta tem como finalidade evitar aglomerações de pessoas, e consequentemente, diminuir a disseminação da covid-19. Essa medida está em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, que é a redução do contato social. Todavia, deve-se levar em conta ainda a necessidade de não interrupção de serviços e atividades essenciais à população. O objetivo maior é sem dúvida, evitar que o contagio aumente em uma escala que não se tenha controle”, ratificou.

Conforme o texto ficará estabelecido que o Poder Executivo ouvirá os representantes das diversas atividades laborais. Conforme explicou o deputado a intenção é discutir, planejar e propor o estabelecimento do referido horários diferenciados de funcionamento das instituições públicas estaduais.

Consta ainda na matéria, que o   Executivo regulamentará a presente legislação, entrando em vigor na data da sua publicação, com vigência enquanto perdurar o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.

Cuidados Preventivos

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente.

Além disso, deve-se utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados.

Deve-se ainda evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações; profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão de contato e de gotículas (mascara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726