Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de abril de 2020 15h23


COVID-19

Paulo Araújo apresenta indicações que visam o combate ao coronavírus

Campanha de orientação, equipamentos de proteção e respirador mecânico hospitalar estão entre as solicitações.

ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo



Foto: Ronaldo Mazza

Na luta contra o coronavírus em Mato Grosso, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) apresentou três indicações durante sessão plenária remota da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (1) que visam colaborar para diminuir os riscos da proliferação da covid-19. As propostas apresentadas fazem parte da campanha de orientação aos caminhoneiros, Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que serão fornecidas aos agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias e também aparelho respirador mecânico para atender ao Hospital Regional Roosevelt Figueiredo Lira de Barra do Bugres.

Os caminhoneiros que percorrem as estradas de Mato Grosso precisam ter mais esclarecimento sobre a doença e a sua prevenção,  por isso o parlamentar apresentou uma indicação n° 1323/20  propondo a realização de uma campanha de orientação sobre os cuidados a serem tomados para não correr o risco de contrair o covid-19.

“Eles merecem todo nosso respeito e homenagens, os caminhoneiros vêm garantindo o abastecimento em todas as regiões do país neste momento de instabilidade. Ademais, pelo fato de que se locomoverem pelo país, devem ter cuidado redobrado para evitar a disseminação da doença”, pontou Paulo Araújo.

Proteção

Outra indicação de n° 1326/20 proposta ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, com cópia ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, trata da necessidade de viabilização de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tais como: óculos de proteção, luvas, protetor facial, máscaras, álcool em gel, sapatilhas e toucas, a serem entregues aos municípios para repassar aos agentes comunitários de saúde e Agentes Comunitários de Endemias.

A indicação tem o objetivo atender à demanda trazida pelo Sindicato da categoria disse deputado, ele explicou que muitos municípios estão sem condições financeiras para obter os itens. “Os agentes comunitários estão completamente expostos ao vírus, por isso fazem-se necessárias tais medidas de maneira urgente, na busca de prevenção evitando assim a disseminação do coronavírus”, explicou Araújo.

Equipamento

A última indicação n° 1324/20 acerca da necessidade de viabilização de um aparelho respirador mecânico hospitalar para atender ao Hospital Regional de Barra do Bugres, distante 165 km de Cuiabá. O aparelho foi requerido pela presidente de Moradores do Bairro Nova Esperança, Ana Flávia do Nascimento.

“Sabemos da importância que tem o aparelho respirador quando as pessoas estão com o coronavírus e começam a ter falta de ar, sem dúvida  esse equipamento  é essencial para salvar vidas”, concluiu Paulo Araújo.


Gabinete do deputado Paulo Araújo

Telefone: (65) 3313-6726