Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de maio de 2019 16h00


HONRARIA

Sessão especial homenageia 112 mães e mulheres na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Promovida pelo deputado estadual João Batista (Pros), a solenidade aconteceu na noite de segunda-feira (6) no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Coragem e determinação foram os sinônimos utilizados durante o discurso de abertura da sessão plenária especial de entrega de moções de aplausos, pelo deputado estadual João Batista (Pros), em homenagem às mães e mulheres, realizada na noite desta última segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Ao iniciar a sessão, o parlamentar destacou a defesa dos direitos da mulher com o objetivo de estimular a reflexão sobre as dificuldades que elas enfrentam no meio profissional e o combate à desigualdade social. "É com muita alegria e satisfação que solicitei a entrega dessas moções, como demonstração de reconhecimento às ações dessas mulheres em prol do bem-estar e de uma sociedade mais igualitária", pontuou João Batista.

Na oportunidade, o deputado frisou a atuação da deputada Janaina Riva (MDB), única parlamentar do sexo feminino que compõe o Parlamento e primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo. “Parabenizo a atuação de Janaina na presidência desta Casa, depois de 184 anos de história de instalação do Parlamento mato-grossense, é a primeira vez, mesmo que temporariamente, que uma mulher assume o cargo de presidente da Assembleia Legislativa, me sinto honrado em fazer parte desta ilustre história”, comentou Batista.

Ao todo, foram agraciadas 112 mulheres atuantes em diversos segmentos, pelos relevantes serviços prestados na capital e no interior do estado. Entre as homenageadas, esteve Gisela Simona, secretária-adjunta do Procon de Mato Grosso, que recebeu a honraria emocionada.

“Sou imensamente grata ao deputado João Batista em me conceder essa homenagem. Parabenizo-o pela escolha destes nomes, pois aqui vejo mulheres fortes, determinadas e aguerridas ocupando posições de destaque e de respeito na sociedade, que até certo tempo atrás só eram ocupadas por pessoas do sexo masculino. Isso nos inspira a sonhar e a concretizar nossos objetivos, trabalhar por uma sociedade mais justa e que de fato valorize as mulheres”, explanou em seu discurso Gisela Simona.

Diversas personalidades da segurança pública estadual foram agraciadas com as moções, dentre elas, a secretária executiva da Defensoria Pública de Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro. “Não poderia deixar de ressaltar como é bom ver que o deputado João Batista tem essa sensibilidade e preocupação com o bem-estar das mulheres em nosso estado. Essa homenagem para as mulheres e mães representa muito para todas nós. Fico feliz em saber que estamos bem representadas aqui no Parlamento. Parabenizo o deputado pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido no Legislativo até hoje”, ponderou Luziane.

A professora Myrian Thereza de Moura Serra, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aproveitou o espaço para fazer um pedido a todos os parlamentares, lembrando o corte de recursos para a educação por parte do governo federal. “Tivemos um corte no orçamento da educação em todas as instituições básicas de ensino, não só em Mato Grosso, mas em todo território nacional. No caso da UFMT, o corte foi de 34 milhões de reais, estamos lutando em Brasília para reverter essa situação. Aproveito a oportunidade e faço um apelo para essa Casa de Leis, que o deputado João Batista e os demais parlamentares lutem para reverter esse corte tão prejudicial na educação, que afetará diretamente nossas crianças, adolescentes e jovens estudantes”, solicitou a reitora Myrian Serra.

Nos ritos finais da solenidade, o deputado João Batista enalteceu o temperamento forte da desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, que destacou sua satisfação em participar do ato solene em homenagem ao público feminino. “Agradeço ao deputado pela iniciativa de realizar a presente sessão. Lembro-me como se fosse ontem, da atuação árdua do deputado à frente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen). Hoje o senhor esta nesta cadeira de deputado merecidamente eleito. Não sei se na história desta Casa de Leis já fizeram escolhas de nomes tão acertadas como desta vez, parabéns deputado João Batista pela lista de homenageadas, pessoas que de fato contribuem para a causa efetiva da mulher no estado”, finalizou Maria Erotides. 


Gabinete do deputado João Batista