Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de julho de 2019 17h59


DEBATE

Deputado ouve anseios de moradores da zona rural em Cuiabá

João Batista recebeu as demandas neste domingo (30), durante audiência pública promovida pela Câmara Municipal

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Marcos Lopes

Com objetivo de promover um debate sobre os principais desafios enfrentados pelos moradores da zona rural, o deputado estadual João Batista (Pros), participou neste domingo (30), da audiência pública promovida pela Câmara Municipal, no barracão da Associação de Pequenos Produtores Rurais Organizados de Leonor (ASPPROL), na comunidade 21 de Abril, em Cuiabá.

O vereador Misael Galvão (PSB), requerente da audiência, afirmou que a medida faz parte das ações desenvolvidas pelo Parlamento Municipal com o intuito de aproximar a população cuiabana do Legislativo. “Visando conhecer e atender as necessidades deste povoado, estamos promovendo essa discussão, que é uma oportunidade para que os secretários municipais apresentem as ações realizadas e planejadas para a comunidade rural”, destacou presidente da Câmara.

Para o deputado João Batista, o encontro foi de extrema importância para os participantes, um espaço de diálogo, no qual os moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e reivindicações. “Ir até a população, conversar com as pessoas e ouvir delas as reivindicações é o nosso papel. No contato direto com o cidadão, podemos verificar suas necessidades e buscarmos, dentro das nossas possibilidades, as soluções viáveis”, ponderou o parlamentar.

Segundo Almindo Reis, uma das principais solicitações dos habitantes da localidade, é a pavimentação asfáltica que facilitaria o transporte escolar e o acesso entre as comunidades circunvizinhas. “Precisamos de melhorias nas estradas, infraestrutura, segurança pública, saúde, transporte, educação e agricultura familiar. Mas, o asfalto nessas estradas, ao menos o manilhamento e encascalhamento das vias, facilitaria o acesso de médicos na comunidade e favoreceria o “ir e vir” na comercialização dos produtos na capital”, destacou o morador conhecido como Nezinho entre os populares.

Outro problema citado no encontro foi a sensação de insegurança nas propriedades e nos assentamentos, tendo em vista a dificuldade de acesso a viaturas na região. “A dificuldade que trago para discussão é a segurança pública do nosso povo. Nós estamos aqui à mercê de bandidos, de quadrilhas e assaltantes em toda parte. Já começamos a trabalhar a implantação de uma base comunitária, mas esbarramos na dificuldade de recursos por parte do poder público”, destacou o presidente Associação do Pequeno Produtor do 21 de Abril, Francisco Ferreira Machado.

A comunidade 21 de abril, onde foi realizado o evento, fica a 16 km do bairro Pedra 90, considerado um dos bairros mais distantes da zona urbana de Cuiabá.  A região agrega um total de 14 localidades, povoadas por agricultores familiares, criadores de gado bovino e outros pequenos produtores rurais.

As comunidades são: Água Limpa, Aricazinho, Assentamento 21 de Abril, Barrerinho, Bela Vista, Assentamento Ribeirão Estiva, Barro Duro, Buritizal, Fazenda Alta, Lagoa Encantada, Formosa, Leonor, Paz Divina, Raizama, Rio dos Couros, Rio das Pedras, Ribeirão da Fazenda, Santa Tereza e Terra Santa.


Gabinete do deputado João Batista