Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de dezembro de 2020 11h45


INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MT

Deputado Allan Kardec é empossado vice-presidente do IHGMT

A cerimônia ocorreu na última quarta-feira e reuniu os membros efetivos do Instituto Histórico e Geográfico de MT, na Casa Barão de Melgaço.

AHMAD AFIF JARRAH / Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec



Deputado Prof. Allan Kardec tomou posse como vice-presidente do IHGMT

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Prof. Allan Kardec Benitez tomou posse como vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) em cerimônia realizada na última quarta-feira (9) na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. A presidência será da professora doutora Neila Barreto e a nova diretoria assumirá a gestão até 2022.

O IHGMT é a instituição mais longeva de Mato Grosso, fundada em 1919 e reconhecida como de utilidade pública estadual pela Lei nº. 815, de 8 de outubro de 1930. A instituição, ao longo quase dez décadas, serve de referência histórica e cultural para o estado.

Seguindo a tradição inaugurada por Lenine Póvoas, o primeiro deputado estadual a pertencer ao quadro de membros efetivos do IHGMT, o deputado Allan Kardec pretende selar o compromisso da sua vida pública com a educação, história, cultura, artes, conhecimento e a salvaguarda da memória em Mato Grosso. O último deputado estadual membro do instituto foi Sebastião Oliveira, em 1983.

“Desde agosto de 2018 carrego a honra de fazer parte do instituto, tendo como patrono Gervásio Leite, um dos mais notáveis autores que escreveram sobre a educação em Mato Grosso”, afirmou o deputado durante discurso de posse.

Para o deputado, uma das metas da Diretoria 2020/2022 é dar acessibilidade ao arquivo da Casa Barão, considerado um dos mais raros e preciosos de Mato Grosso, amparando a veiculação das informações de forma virtual e oportunizando que os pesquisadores possam acessar, na íntegra, o volumoso conjunto documental.

“Fazer parte de uma instituição centenária e de muita tradição, nos honra e, acima de tudo, nos alerta para a responsabilidade que temos em manter forte e dinâmica as ações do IHGMT. Alegro-me com o trabalho deixado pela professora Elizabeth Madureira e membros durante sua gestão e trabalharemos junto com a nova diretoria para ampliarmos as conquistas”, finaliza Kardec.

Sobre o IHGMT

O eterno presidente Dom Francisco de Aquino Corrêa, que fundou e dirigiu a instituição pelos 36 anos iniciais, criou o lema que serviu à época e ainda hoje serve como inspiração e lenitivo para os sócios: "Pro Patria cognita atque immortalli: pela Pátria conhecida e imortal". A filosofia desse dístico tem servido de inspiração durante os momentos de evolução institucional.

A missão primeira do IHGMT é a de coletar, arquivar, preservar e divulgar documentos de interesse para a História, Geografia e Cultura de Mato Grosso, tomando também para si a missão de escrever a trajetória de Mato Grosso. Ao longo dos 101 anos, o IHGMT tem oferecido expressiva contribuição, seja por ter acumulado, ao longo destes anos, um acervo bibliográfico e documental de extrema relevância, ou por terem seus associados pesquisado e publicado textos e obras referentes a Mato Grosso.

Nova Diretoria

Presidente Neila Maria de Souza Barreto
1º Vice-Presidente Allan Kardec Pinto Acosta Benitez
2ª Vice-Presidente Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa
1ª Secretaria Fernando Tadeu de Miranda Borges
2ª Secretaria Zuleika Alves de Arruda
1ª Tesouraria Isis Catarina Martins Brandão
2º Tesouraria Francisco Ildefonso da Silva Campos

Conselho Fiscal

Suíse Monteiro Leon Bordest
Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa
João Eloy de Souza Neves
 

Conselho Consultivo

Sônia Regina Romancini
Nilza Queiroz Freire
Felipe Rodolfo de Carvalho
 


Gabinete do deputado Prof. Allan Kardec