Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de julho de 2019 10h35


SAÚDE

Elizeu Nascimento pede mutirão oftalmológico e entrega de óculos em escolas do interior de MT

A realização do exame nos primeiros anos de vida escolar da criança pode prevenir diversas doenças nos olhos e até o estrabismo

GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, no mês de maio, 16  indicações apontando a necessidade de mutirões oftalmológicos e entrega de óculos para alunos das escolas estaduais em 16 municípios. 

As proposições apresentadas ao governador Mauro Mendes, com cópia para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se forem acatadas, beneficiarão, com exames gratuitos, estudantes de Jangada, Querência, Canarana, Barra do Bugres, Água Boa, Torixoréu, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Matupá, São Felix, Juína, Tapurah, Rosário Oeste e Pontal do Araguaia.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar e pré-escolar precisam de óculos, no entanto, muitos pais e professores têm dificuldade para perceber que elas apresentam problemas de visão, se refletindo no aprendizado em sala de aula.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier, as queixas oculares devem ter tratamento imediato. Isso porque o olho se desenvolve até os sete anos e o não uso de óculos nos primeiros anos piora as alterações como miopia, astigmatismo e hipermetropia (chamados de vícios de refração), o que pode levar ao estrabismo, devido ao esforço visual, e à perda da visão em um dos olhos (ambliopia ou olho preguiçoso), a principal causa de cegueira infantil. Além disso, oftalmologistas afirmam que 57% das crianças com problemas visuais são desatentas e agitadas. 

Para o deputado, há uma enorme necessidade de realização do exame oftalmológico periódico nos alunos da rede pública, principalmente nos primeiros anos de estudo. "As crianças são o futuro do país, temos que tratá-las de forma especial. Se o problema oftalmológico não for identificado ainda nos primeiros anos da vida escolar da criança, todo o seu desenvolvimento poderá ser comprometido. Por isso, apresentamos essas indicações com o objetivo de beneficiar, principalmente, alunos pertencentes a famílias de baixa renda, em especial a população infantil, inicialmente nesses 16 municípios e posteriormente nas demais cidades em Mato Grosso", explica o deputado. 

De acordo com o texto da Indicação nº 1800/2019, o mutirão oftalmológico e a entrega de óculos deverão ser extensivos aos idosos em situação de vulnerabilidade social e residentes em abrigos, como forma de identificação, prevenção e tratamento das doenças como glaucoma e catarata.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730