Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de março de 2021 10h53


NOVO COMANDO

Deputados elegem Wilson Santos presidente da Comissão de Educação

Entre as prerrogativas da comissão está o de dar parecer em todas as proposições e assuntos relacionados à educação e instrução, pública ou particular

ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social



Wilson Santos (PSDB) assume a presidência e o deputado Thiago Silva (MDB) ficará com o cargo de vice-presidente da Comissão de Educação

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa elegeram, na terça-feira (23), o deputado Wilson Santos (PSDB) presidente da comissão. O tucano fica na presidência por um ano, durante o terceiro ano da 19ª Legislatura. O vice-presidente eleito é o deputado Thiago Silva (MDB). 

Além de Wilson Santos e Thiago Silva, são membros titulares os deputados Dr. João (MDB), Valdir Barranco (PT) e Faissal Calil (PV). Já os suplentes são: Elizeu Nascimento (PSL), Eduardo Botelho (DEM), Dr. Gimenez (PV), Paulo Araújo (PP) e Allan Kardec (PDT).  

Entre as prerrogativas da comissão, está o de dar parecer em todas as proposições e assuntos relacionados à educação e instrução, pública ou particular, e a tudo que disser respeito  ao desenvolvimento educacional, artístico e desportivo.  

Após a eleição, Wilson Santos afirmou que a comissão vai trabalhar várias pautas em 2021. Entre as prioridades está a educação a distância e a instalação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cuiabá. A comissão, segundo ele, vai trabalhar para ampliar a educação inclusiva na rede pública de ensino. 

“2021 será um ano atípico para os alunos da rede pública, por causa da pandemia do novo coronavírus. Por isso, a educação a distância continuará sendo um desafio, ela chegou para ficar. Aqui, a comissão tem condições de sugerir propostas para melhorá-la”, afirmou Santos. 

Em relação à instalação de um campus da Unemat na capital mato-grossense, Wilson Santos disse que é um sonho antigo dos cuiabanos que pode ser concretizado em 2021. “Essa é uma decisão tomada e vamos trabalhar para que se torne realidade” disse o presidente da comissão. 

Outra missão da comissão, de acordo com Wilson Santos, é o fortalecer a educação inclusiva nas escolas públicas de Mato Grosso. “A comissão vai trabalhar e dar atenção aos estudantes que têm síndrome de down, dislexia e aos autistas”, explicou o deputado. 

O preisdente afirmou que a comissão vai cobrar do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a formação continuada de todos os professores da rede pública de ensino.  

“A comissão vai cobrar a Seduc para rediscutir e avançar também em melhorias no Plano Estadual de Educação em Mato Grosso. Esse é um ano que esperamos avançar em todos esses pontos que estão sendo propostos pela comissão” afirmou Wilson Santos. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens