Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 5 de junho de 2019 12h28


SAÚDE PÚBLICA

MT pode ganhar Centro de Diagnóstico para Dislexia

Deputado Wilson Santos apresentou indicação para a criação do Centro. Ação é resultado de desdobramentos do quarto simpósio realizado em defesa dos dislexos.

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) indicou ao governador Mauro Mendes Ferreira (DEM) e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a criação de um Centro de Diagnóstico para Dislexia.

A indicação é apenas uma das ações do parlamentar que são desdobramentos do IV Simpósio da Dislexia, realizado em conjunto pelos deputados Wilson Santos e Silvio Fávero (PSL) nos dias 23 e 24 de maio, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, que reuniu mais de mil pessoas, entre  pais, profissionais da educação e da saúde para discutir a inserção social dos dislexos.

Na indicação, o deputado Wilson Santos ressalta que o Centro de Diagnóstico para Dislexia teria uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico que sejam capazes de auxiliar crianças, adolescentes e adultos que tenham dislexia.

“Apesar de não existir cura para a dislexia, pois não se trata de doença, a ciência já sabe indicar o que deve ser feito para conduzir a criança com esse tipo de problema às atividades normais. Especialistas garantem que o cérebro tem enorme capacidade de se reorganizar e dar “cobertura” a essa deficiência”, diz um dos trechos da indicação.

“Quanto mais cedo se fizer um diagnóstico, mais rápido a criança conseguirá evitar problemas decorrentes, que atingem a autoestima. A psicoterapia a ajudará ter uma melhor adaptação e mais qualidade de vida”, enfatiza o parlamentar.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420