Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de maio de 2019 15h01


ENSINO SUPERIOR

Comissão de Educação vai convidar reitora da UFMT para detalhar impacto de cortes no orçamento

Instituição de ensino já informou publicamente que teme paralisação de atividades básicas a partir de julho

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Karen Malagoli

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) vai apresentar à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa a proposta de convidar a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, para prestar informações a respeito do impacto que a instituição de ensino sofrerá com o corte de gastos na educação imposta pelo governo federal.

O corte de 30% no repasse das verbas levaria a um repasse mensal a UFMT de R$ 60 milhões, o que comprometeria diversas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Na conta, entram os custos básicos como água, luz, segurança do campus, Internet e limpeza.

“É um cenário preocupante e precisamos verificar no que podemos auxiliar a instituição a não caminhar para o sucateamento”, explica o deputado Wilson Santos.

A direção da UFMT já informou publicamente que diante dos cortes financeiros poderá se manter em pleno funcionamento somente até julho. Nos campi do interior, a previsão é que as atividades sejam interrompidas a partir de agosto.

Atualmente, a UFMT oferece 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e cinco na modalidade a distância (EaD), em 33 municípios mato-grossenses. A instituição possui 25.435 mil estudantes, distribuídos em todas as regiões de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420