Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020 11h52


SEMINÁRIO

AL discute educação inclusiva em Diamantino no dia 7

Evento é iniciativa da Câmara Setorial Temática da Pessoa com Deficiência

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Com o tema “Conhecer para compreender diferenças”, a Assembleia Legislativa realiza no dia 7 de fevereiro o 1º Seminário da Educação Inclusiva, no município de Diamantino (184 km de Cuiabá).

O evento, organizado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), será realizado entre 8h e 18h, no auditório do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e integra as iniciativas da Câmara Setorial Temática da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, da qual o parlamentar é o autor.

Com a presença de professores universitários, psicólogos e pedagogos, o seminário vai realizar um ciclo de palestras e patrocinar debates a respeito de métodos de educação inclusiva para autistas, disléxicos e outros.

Responsável em liderar, nos últimos quatro anos, debates públicos pela inclusão de autistas e disléxicos na educação e círculo social, o deputado Wilson Santos dará uma palestra às 9h30 com o tema “Políticas públicas para pessoas com deficiência”.

O parlamentar avalia que o debate contribui para a educação ser mais colaborativa. “É uma realidade conviver com as diferenças. Os autistas, disléxicos e portadores de síndrome de Down precisam ser inseridos na sociedade, compreendidos pelas suas diferenças e particularidades para que possam explorar seu potencial intelectual. E é na escola que começa esse processo de integração e desenvolvimento”, disse.

Em seguida, às 10h, será a vez da presidente da Organização Não Governamental Azul de Mato Grosso, Juliana Fortes, conduzir a palestra com o tema “Contemplando o autismo”.

O professor Riguel Brum dará a palestra com o tema “Importância da escola bilíngue de surdos: do direito à prática”.

O evento recomeça às 14h30 com a palestra  “Metodologia de ensino adequado para garantir a educação inclusiva para pessoas com deficiência visual”, coordenada pelo professor Ângelo Alberto dos Santos Lima.

A presidente da Associação de Dislexia em Mato Grosso, Gabriely Andrade, dará uma palestra abordando dislexia. Ainda haverá as palestras “Como identificar o aluno com deficiência de aprendizagem” e “Possibilidade e limitações do aluno com deficiência de aprendizagem”.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420