Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de maio de 2019 14h54


INTERIORIZAÇÃO

Poconé recebe um dia de cidadania, cultura, educação e valorização humana no 5º Sala da Mulher em Ação

Mutirão promovido pela Assembleia Social ofereceu serviços gratuitos e marcou Dia das Mães; edição ocorreu em parceria com o gabinete do deputado Carlos Avallone

PRISCILA MENDES / Sala da Mulher



Foto: EKESIO ROSA DA CRUZ

Foto: EKESIO ROSA DA CRUZ

Foto: EKESIO ROSA DA CRUZ

Vanuza de Souza, de 40 anos, mãe de três filhos, se aprontou toda para o Dia das Mães deste ano: cortou os cabelos, fez manicure, redesenhou as sobrancelhas, se maquiou e ainda recebeu massagem. Estava toda feliz! Usufruiu de todos esses serviços gratuitamente, em apenas um lugar: na 5ª edição do Sala da Mulher em Ação, na última sexta-feira (10), em Poconé.

O projeto Sala da Mulher em Ação é promovido pela Assembleia Social (antiga Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso), com a finalidade de levar aos municípios do interior do estado e aos bairros periféricos de Cuiabá e região os serviços oferecidos pelo braço social da ALMT, por outras unidades da Casa de Leis e por parceiros, em um dia de cidadania, cultura, educação e valorização humana.

Esta quinta edição foi comemorativa ao Dia das Mães e foi realizada em parceria com o gabinete do deputado Carlos Avallone (PSDB), que sugeriu o município de Poconé para ser beneficiado. “Eu tenho muito orgulho de ter morado em Poconé [na infância], tenho grandes amigos aqui e aprendi a cuidar da natureza com os poconeanos”, conta o deputado e destaca: “viemos homenagear cada uma das mães poconeanas”.

A unidade que recebeu o Sala da Mulher em Ação foi a Escola Estadual Marechal Rondon, acolhendo mais de 400 pessoas. Foram oferecidos cuidados em beleza (tratamento capilar e cortes de cabelo, design de sobrancelhas, manicure), em saúde integral (massagens, medição de pressão, orientações em saúde, terapias integrativas, constelação familiar), oficinas (automaquiagem e customização de roupas), atendimentos com psicóloga e assistente social, apresentações artísticas e exibição de filme, debate sobre os danos das drogas e a maior procura: Espaço Cidadania, com emissão do Registro Geral (RG), Defensoria Pública e Procon.

“Um evento muito importante para a nossa comunidade escolar. Hoje temos aqui pais, alunos, professores e, na semana do Dia das Mães, estamos com este evento mais voltado para a mulher”, agradece a diretora da escola Marechal Rondon, Rosania Maura Martins e Silva.

Dona Maria Dalva da Silva Oliveira, de 62 anos, “mais pantaneira e ribeirinha que poconeana”, contabiliza nove filhos, 27 netos e 16 bisnetos e aproveitou o mutirão social para emitir uma nova via da identidade, “porque a minha estava muito antiga”. “Gostei, adorei o serviço, não demorou muito, fui muito bem atendida e não paguei nada”, resumiu.

“Este evento só é possível graças aos nossos parceiros e a dedicação de todos os trabalhadores – nossa equipe, nossos colegas e voluntários. E, independentemente dos desafios, seguimos focando em quem precisa e merece: a população que, muitas vezes, não tem acesso a esses serviços. Bom mesmo é ver os rostinhos de satisfação de quem sai daqui com o RG, documento fundamental para a dignidade, e ainda se sentindo mais bonita. É a nossa recompensa!”, se emociona a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Além da equipe da Assembleia Social e o gabinete do deputado Carlos Avallone, foram parceiros da 5ª edição o Espaço Cidadania, o Procon e a Defensoria Pública e o Qualivida – unidades da ALMT; o Cetem, com estética e massagem; a ONG Autoestima (serviços de cabelo); a equipe Graça Reiki; Lauro Coach; a poeta Luciene Carvalho e os artistas Mano Raul e Vinícius dos Santos; além de prestadores de serviços.


Sala da Mulher

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Galeria de Imagens