Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 27 de maio de 2019 15h25


RECONHECIMENTO

Medalha do Mérito homenageia empresários que consolidaram a indústria em MT

Iniciativa do deputado Carlos Avallone (PSDB) reconhece o trabalho dos dirigentes que criaram e administraram a Federação das Indústrias de MT

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: Helder Faria

Uma sessão plenária especial homenageou a indústria mato-grossense nesta sexta-feira (24). Por iniciativa do deputado Carlos Avallone (PSDB), doze líderes empresariais que ajudaram a formar e consolidar a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) receberam a Medalha de Mérito Industrial.

Ao justificar a concessão das honrarias, o deputado Carlos Avallone destacou a importância do setor para o estado, que pode ser evidenciada em números. "São mais de onze mil indústrias que geram mais de 140 mil empregos em todas as regiões. A indústria é responsável por 16% do PIB do estado e responde por 37,2% da arrecadação do ICMS. É o setor da economia que mais gera empregos e contribui decisivamente para o desenvolvimento  socioeconômico. Incentivar a indústria é a melhor forma de aumentar a arrecadação, já que o principal segmento do setor primário, a agricultura, é desonerado do ICMS", disse o deputado.

"Há 44 anos a Fiemt realiza ações significativas que promovem o desenvolvimento da indústria, participando ativamente também da elaboração das políticas econômicas e sociais do estado e da região Centro-Oeste. E tudo começou graças aos esforços de um grupo de pequenos industriais comandados pelo fundador e ex-presidente da federação, Otacílio Canavarros, que liderou a entidade entre 1975 e 1988".

Pacto pela industrialização - Otacílio discursou em nome dos homenageados, fazendo um resgate histórico da criação e consolidação do Sistema Fiemt, tempo de grandes dificuldades que exigiram a dedicação dos dirigentes da época. Ele defendeu a união de toda a sociedade num pacto pela industrialização de Mato Grosso, pois hoje temos as condições necessárias para torná-lo um dos estados mais industrializados do país. Ao final do discurso, Otacílio dividiu a homenagem com os funcionários da instituição, em nome da coordenadora de gabinete da presidência, Lucimar França, que trabalha na Fiemt há 34 anos. Ele anunciou também que em breve vai lançar um livro que resgata a história do segmento industrial no estado. 

O atual presidente  da federação, Gustavo de Oliveira, falou sobre a atuação da instituição para tornar o setor industrial mato-grossense cada vez mais forte e competitivo. “É na indústria que estão as melhores vagas, é a indústria que gera valor agregado, estimula a qualificação de mão de obra, promove geração e distribuição de renda", disse Gustavo.

A Fiemt conta atualmente com 13 conselhos temáticos voltados para fomentar a competitividade das unidades fabris estabelecidas em Mato Grosso. O Serviço Social da Indústria (Sesi) mantém seis unidades na capital e interior, oferecendo serviços de saúde e segurança no trabalho, educação e lazer aos trabalhadores industriais e às comunidades locais.

Receberam a medalha os ex-presidentes João Barbuino Curvo Neto (in memoriam), Ari Wojcik, Carlos Antônio Garcia, Alexandre Furlan, Nereu Pasini, Jandir Milan e o atual governador Mauro Mendes. Também foram homenageados os empresários Archimedes Pereira Lima (in memoriam), jornalista e empresário responsável pela primeira cervejaria do estado; João Nicolau Petroni, fundador da usina Barrálcool; Luiz Carlos Lomba Mello, fundador do grupo Renosa, e Leopoldo Mário Nigro (rede de hotéis Mato Grosso).

Também presentes na solenidade a ex-primeira dama do estado Maria Lígia Borges Garcia, fundadora da Casa do Artesão e mãe do ex presidente da Fiemt Carlos Antonio Garcia, a promotora de Justiça Márcia Borges Campos Furlan, a ex-deputada e ex-senadora Serys Marli e a procuradora Gabriela Novis Neves, além de vários presidentes de sindicatos da indústria, convidados e familiares dos homenageados.


Gabinete do deputado Carlos Avallone